terça-feira, 18 de junho de 2013

QUESTÃO 1
Leia o texto:

SISTEMA ANTIENCHENTES
Todos os anos, em diferentes épocas, várias cidades brasileiras sofrem com o drama das enchentes. E se pudéssemos evitar ou amenizar os danos causados pelas fortes chuvas? Essa é a proposta de um sistema desenvolvido na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP).
Ele consiste em um programa de computador que reúne dados geográficos de determinada região e avalia a possibilidade de ocorrerem problemas como inundações. Dessa forma, é possível agir com antecedência e até prever certos desastres, como deslizamentos. O Sistema de Suporte à Decisão para Gestão de Água Urbana – nome dado ao programa– realiza uma grande análise a partir de um banco de dados sobre clima, solo, temperatura, pluviosidade, demografia e infraestrutura da região.
As informações são fornecidas por profissionais de várias áreas – urbanistas, arquitetos, engenheiros e geólogos –, que estudam a região e simulam variados cenários. A partir daí, a equipe pensa nas melhores soluções para cada situação possível.
Disponível em: (P090099EX_SUP).

A ideia principal desse texto é:

a. a análise feita pelo sistema para identificar características naturais de uma
região.
b. a criação de um sistema para amenizar danos causados pelas chuvas.
c. o drama que as cidades brasileiras sofrem com as chuvas.
d. o estudo de regiões para a prevenção de enchentes.

QUESTÃO 2
Leia o texto:
O VALOR DAS FÉRIAS PARA A FORMAÇÃO CULTURAL DOS ALUNOS
Há quem defenda que as férias – “certo número de dias consecutivos destinados ao descanso”, como define o dicionário Aurélio – não têm nenhum impacto na aprendizagem. É um equívoco. O tempo dedicado ao ócio, como indicam muitos estudos, é parte integrante do que se entende, hoje em dia, por Educação. Como explica o pesquisador espanhol Javier Melgarejo Draper, um sistema educativo é composto de três subsistemas. Dois são bem conhecidos: o escolar e o familiar. O terceiro deles, o sociocultural, é mais difuso. Compõe-se dos recursos culturais que podem ter alguma finalidade na formação individual: bibliotecas, cinemas, museus, corais, centros esportivos, teatros, televisão, associações e grupos de amigos.
[...] Entretanto, em países marcados pela desigualdade, a cultura tende a ser considerada um artigo de luxo. No Brasil, uma pesquisa da consultoria J. Leiva Cultura & Esporte, realizada na capital paulista em parceria com o Datafolha e a Fundação Getúlio Vargas (FGV), indica que 40% dos entrevistados não costumam ir ao cinema, 60% não vão a teatros e 61% não frequentam museus. Nos Estados Unidos, onde a diferença entre ricos e pobres tem aumentado nas últimas décadas, começa a ganhar corpo uma tese polêmica: já que os alunos pobres não têm possibilidade de aprender muito durante as férias, que tal reduzi-las – ou mesmo eliminá-las?
MARTINS, Ana Rita; RATIER, Rodrigo. Nova Escola, dezembro de 2010. Fragmento.

A ideia principal defendida no texto encontra-se no trecho:

a. “Há quem defenda que as férias [...] não têm nenhum impacto na aprendizagem.”
b. “O tempo dedicado ao ócio [...] é parte integrante do que se entende [...]
por Educação.”
c. “... em países marcados pela desigualdade, a cultura tende a ser considerada
um artigo de luxo.”
d. “... já que os alunos pobres não têm possibilidade de aprender muito durante
as férias, que tal reduzi-las...”

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